Comissão de Defesa do Consumidor dá parecer favorável a projeto que proíbe empréstimos a aposentados por telefone

Comissão de Defesa do Consumidor dá parecer favorável a projeto que proíbe empréstimos a aposentados por telefone

 

Durante reunião da Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon), da Assembleia Legislativa, realizada no Plenarinho 1, na manhã desta terça-feira (17), o presidente, deputado Aélcio da TV (PP), confirmou que o deputado Alex Silva passará a integrar o Conselho de Defesa do Consumidor. Em seguida, ele passou a presidência para o deputado Eyder Brasil (PSL), que leu o Projeto de Lei nº 200/2019, de autoria do deputado Jair Montes (PTC), que veda às instituições financeiras ofertar e celebrar contrato de empréstimo financeiro com aposentados e pensionistas, por meio de ligação telefônica, no âmbito do Estado de Rondônia.

Aélcio da TV deu o parecer favorável ao projeto, explicando que a matéria já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O texto proíbe instituições financeiras de celebrar empréstimos com aposentados e pensionistas por meio de telefone em Rondônia.

 “Muitas vezes o idoso pode ser enganado. Oferecem muitas vantagens, mas não explicam direito o valor final a ser pago. Acredito que isso evitará problemas assim. Por isso sou favorável, apesar de saber que será difícil fiscalizar essa questão”, afirmou Aélcio da TV.

Eyder Brasil colocou a matéria em discussão e Chiquinho da Emater (PSB) disse concordar com o posicionamento de Aélcio da TV. “Isso acontece muitas vezes em famílias de áreas rurais, que não sabem direito o que estão contratando”, acrescentou.

O deputado Edson Martins (MDB) também disse ser favorável ao projeto, por entender que muita gente é enganada por aproveitadores.

O PL segue para o Plenário das deliberações para apreciação e votação.

Fonte: Decom-ALE-RO
Publicada em 17 de setembro de 2019 às 17:34

 

Leia Também

Ação conjunta do Estado e município cria hospital de campanha em Guajará-Mirim

Além de ceder profissionais para auxiliar nas orientações de enfrentamento à pandemia no município

Deputados destacam atuação do presidente em destinar recursos para aluguel de leitos no Hospital de Amor

Jair Montes, Jhony Paixão, Adelino Follador, Alex Redano e Ezequiel Neiva destacaram a firmeza do presidente da Assembleia, Laerte Gomes

Governo executa serviços para garantir acesso às comunidades quilombolas no Vale do Guaporé

Com uma extensão de 45 quilômetros, os trabalhos na linha 95 garantem melhor acesso da BR-429 ao Rio Guaporé

Porto Velho inicia testagem rápida da  Covid-19 em pacientes sintomáticos

Movimentação nas unidades de saúde foi tranquila no primeiro dia de testes

Envie seu Comentário