Obra recebe adequações e Praça do Beira Rio Cultural de Ji-Paraná será entregue em novembro

Obra recebe adequações  e Praça do Beira Rio Cultural de Ji-Paraná será entregue em novembro

As obras de revitalização da praça do beira rio cultural em Ji-Paraná deverá ser entregue ao governo estadual pela construtora JRP Engenharia no final de novembro deste ano. A afirmação é do engenheiro Jadison Ronaldo Paganini, assegurando alta qualidade aplicada no empreendimento.

Prevista inicialmente para ser entregue em setembro, a obra recebeu adequações. “O principal ajustamento foi no aterro. Antes estava previsto uma determinada quantidade de aterro, o que não foi suficiente para que a compactação do solo recebesse a construção civil”, explica Paganani, atribuindo o atraso na entrega da obra devido ao período chuvoso no semestre passado quando da ocasião da compactação da terra.

A mão de obra da engenharia civil segue com a construção de 11 pergolados duplos e outros 7 simples. “Toda essa estrutura dos pergolados são de concreto. E isso demanda mais tempo para que o serviço seja bem executado garantindo segurança aos usuários do espaço quando for entregue”, detalha o engenheiro, ao comparar esse tipo de estrutura ao pergolado feito em madeira. “De madeira é mais fácil, prático e rápido. Porém, não tem a segurança que o concreto oferece”.

Localizada às margens direita do rio Machado, em área privilegiada ao turismo, a praça do beira rio cultural terá na infraestrutura restaurante, quiosques, instalações sanitárias, bancos, lixeiras, estacionamento calçado e paisagismo. As estruturas físicas comerciais e sanitárias já estão praticamente prontas. “Nos pontos comerciais vamos deixar para a etapa final a pintura definitiva e a instalação das luminárias”, informa o responsável pela empreiteira, de Cacoal.

No paisagismo, a praça receberá 3.600 metros de grama, 250 mudas de árvores e arbustos e mais flores típicas da região amazônica. Esta será a última tarefa da empresa na revitalização da praça, que contará com iluminação em toda área favorecendo os passeios noturnos.

A praça foi construída em meados da década de 1990 e recebeu o nome de Complexo Beira Rio Cultural. Era composta de seis restaurantes particulares e no local eram realizados eventos de grande natureza, como carnaval e réveillon, por exemplo. No início dos anos 2000, a praça foi revitalizada.

Os restaurantes foram extintos, quadras poliesportivas e um palco para eventos foram construídos. Parte da praça foi recuperada e calçada, além da implantação de uma pista de caminhada ao redor de uma lagoa e melhorias no paisagismo. Os comércios já estavam abandonados. O descuido na época tornou a área marginalizada por usuários de drogas. Nesta época o Corpo de Bombeiros se instalou em definitivo no único prédio que restou.

A nova praça ao ser entregue deverá retomar o status de um dos principais cartões postais de Ji-Paraná. “É o resgate da autoestima da população e, ao mesmo tempo, um mecanismo impulsionador da economia e do turismo. Ao ser entregue, a praça passa a ser um dos principais atrativos turísticos”, avalia o secretário regional de governo, Everton Esteves.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 14 de setembro de 2019 às 11:09

 

Leia Também

Transporte Escolar Aquaviário atende alunos nas regiões ribeirinhas de Porto Velho

Aproximadamente 60 embarcações já efetuando o transportes dos estudantes

Prefeitura inicia construção do muro e subestação elétrica da Creche do Cidade Alta

Na manhã desta terça-feira, (22/10), o prefeito Luizão do Trento, acompanhado do vice-prefeito Fabricio Melo fiscalizaram o andamento da obra

Primeiro Aulão Rosa de Zumba acontece nesta quarta-feira, (23)

O evento está programado para iniciar as 18h30min. Além da Palestra, do Aulão de Zumba, será servido um coquetel de frutas.

Após representações propostas pelo Ministério Público Eleitoral, partidos políticos de Pimenta Bueno têm seus registros suspensos

Foram devidamente apuradas as irregularidades dos atos partidários, fato que implicou na adoção destas medidas judiciais

Envie seu Comentário