“Transposição da Educação” feita pelo PT prejudica dezenas de servidores municipais 10 anos após ser aprovada

“Transposição da Educação” feita pelo PT prejudica dezenas de servidores municipais 10 anos após ser aprovada

Uma denúncia feita pelo Ministério Público à Justiça de Rondônia culminou com a condenação do Município de Porto Velho a retroagir pelo menos 190 professores aos seus antigos cargos de monitores de ensino. Segundo o Ministério Público a ascensão desses monitores ao cargo de professor foi ilegal porque foi realizado sem concurso público. 

O Tribunal de Contas do Estado já notificou o Município para que cumpra a decisão, sob pena de multa e deu 90 dias para que esses professores deixem a sala de aula. Para que isso aconteça, o Município terá que enviar um projeto de Lei recriando os cargos de monitores que foram extintos, com a preservação de seus vencimentos para que não fiquem no prejuízo. 

Toda essa celeuma foi criada na gestão do PT de Roberto Sobrinho em 2009, através da reformulação do Plano de Cargos e Vencimentos da Educação (Lei 360/2009), quando esses profissionais tiveram a ascensão para o Magistério. A ascensão desses servidores ficou conhecida como a "Transposição da Educação" e passou batida, na época, pois o PT dominava a política em nível municipal e federal. 

Até antes do início do recesso parlamentar da Câmara Municipal de Porto Velho, o projeto recriando os cargos de monitores, de autoria do Executivo Municipal, deverá ser votado. Mesmo que seja aprovado, o projeto petista já deixará seu prejuízo: Mais de 190 professores deixarão as salas de aula, agravando mais a deficiência no quadro, além da decepção a todos esses monitores que estão em vias de aposentadoria e correm o risco de terem seus salários reduzidos.

Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 24 de junho de 2019 às 11:32

 

Leia Também

Deputado Jair Montes foi o principal mediador para a implementação da Lei Estadual que protege os consumidores

O Projeto de Lei N° 4.659, encaminhado pela Assembleia Legislativa do Estado e promulgado pelo governo de Rondônia, assegura uma série de direitos ao cidadão rondoniense em relação ao serviço de distribuição de energia elétrica.

Prefeitura de Rolim de Moura inaugura quadra poliesportiva na Escola polo José Veríssimo

De acordo com o prefeito Luizão do Trento a Secretaria de Educação busca ao longo de sua história promover uma educação de qualidade, sempre preocupada em manter-se alinhada aos parâmetros educacionais brasileiros

Prefeito Hildon Chaves anuncia recapeamento de 64 quilômetros de ruas

Ele também anunciou asfaltamento de um trecho da Estrada de Santo Antônio, o reveillon 2019 e recebeu um caminhão bitrem

Câmara Municipal aprova a reestruturação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Porto Velho (COMPIR)

O projeto retorna ao prefeito Hildon Chaves, para sancioná-lo e com este ato o COMPIR terá a missão de promover e fomentar políticas de igualdade racial no município de Porto Velho.

Envie seu Comentário