Morre o arcebispo emérito de Porto Velho Dom Moacyr Grechi, aos 83 anos

Morre o arcebispo emérito de Porto Velho Dom Moacyr Grechi, aos 83 anos

O arcebispo emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi faleceu na noite desta segunda-feira (17), em Porto Velho. A primeira informação da morte foi dada num grupo de whatsaap para casais católicos. às 18:30 horas a Igreja confirmou a informação.     

De acordo com as informações, Grechi teve duas paradas cardíacas nesta segunda e vinha reclamando de dores abdominais. O arcebispo deu entrada em um hospital particular da cidade durante a manhã e seguia internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele teve a primeira parada por volta das 15h. Depois foi reanimado pelos médicos, mas voltou em estado grave. Agora a noite teve a segunda, mas ele não voltou

Natural da cidade de Turvo (SC), Dom Moacyr foi nomeado bispo por Paulo VI em 1972 e dirigiu a diocese de Rio Branco (AC) até 1998, quando foi promovido a arcebispo de Porto Velho. 

Trabalhando no Acre e em Rondônia, ele se destacou pela atuação em defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Denunciou a violência na região e lutou pela punição dos assassinos de Chico Mendes, que conheceu na militância das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e fez denúncias contra Hildebrando Pascoal. 

Como arcebispo de Porto Velho, contribuiu para a criação da Faculdade Católica de Rondônia, da Comissão Justiça e Paz de Rondônia e para o fortalecimento dos Centros Sociais da Arquidiocese. 

Durante oito anos, Dom Moacyr foi presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), cargo que ampliou sua projeção como um dos principais nomes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Apesar de ter sofrido dois acidentes rodoviários graves, que limitaram suas atividades por vários meses, em 2001 e em 2004, o arcebispo recuperou-se e voltou à ativa. 

Fonte: Viarondonia
Publicada em 17 de junho de 2019 às 20:26

 

Leia Também

Avó faz o parto do próprio neto na rua por falta de ambulância no Paraná

O caso aconteceu em Curitiba e o recém-nascido está bem de saúde

Biden sanciona lei que proíbe TikTok nos Estados Unidos

Na terça, a lei já havia sido votada pelo Congresso dos EUA

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

Além disso, desfrutarão de atividades recreativas e culturais enriquecedoras

MP destaca importância da denúncia em abertura de seminário sobre Abuso sexual contra crianças e adolescentes

Na ocasião, o Promotor de Justiça informou os canais de comunicação do Ministério Público, bem como lembrou que as denúncias podem ser feitas nos Conselhos Tutelares

Envie seu Comentário