Fila de espera por cirurgias eletivas é meta estratégica da Secretaria de Saúde

Fila de espera por cirurgias eletivas é meta estratégica da Secretaria de Saúde

Estima-se que em seis meses comecem a ser notados os resultados positivos da redução da fila de espera por  cirurgias eletivas – modalidade em que paciente pode esperar sem risco o procedimento –  no João Paulo II e Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), unidade de Saúde referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, uma equipe está realizando um levantamento minucioso para detectar os problemas que a rede possui, em especial em cirurgias eletivas. Uma das saídas apontadas pelo secretário é a ampliação do número de salas cirúrgicas no João Paulo II e HB.

Atualmente, apenas quatro salas cirúrgicas funcionam no João Paulo II. Seriam necessárias de oito a  dez, avalia o secretário. A Secretaria de Saúde (Sesau) trabalha ainda com a expectativa de ampliar a capacidade de unidades do interior para que possam realizar cirurgias de baixa e média complexidades e ajudar a desafogar o João Paulo II e, com isso, diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas.

Segundo o secretário, a equipe da Sesau também está elaborando um planejamento estratégico para o complexo de Cacoal formado pelo Hospital Regional e o Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro) para aumentar o filtro e fazer com que a demanda enviada para Porto Velho seja reduzida de forma eficaz.

MAIS RODÍZIO

Outra estratégia que está sendo estudada pela equipe da Sesau é diminuição da taxa de ocupação de leitos clínicos e cirúrgicos do Hospital de Base, que funcionam como retaguarda para o João Paulo II.

Além da diminuição da taxa de ocupação dos leitos, a proposta é aumentar o número de salas cirúrgicas e fazer com que a fila de espera por cirurgias eletivas diminua em médio prazo de tempo, afirma o secretário.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 23 de janeiro de 2019 às 15:25

 

Leia Também

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

Ao todo, 25 etnias representadas pelos estudantes indígenas de municípios se inscreveram para participar do evento

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

A intervenção cirúrgica teve duração de três horas e envolveu uma equipe multidisciplinar

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

Os candidatos devem estar atentos à publicação do Edital de Convocação, no Portal do Governo ou no Diof, nos próximos dias

Mísseis israelenses atingem o Irã, diz TV

Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã

Envie seu Comentário