Secretários municipais de Agricultura discutem melhorias para o setor produtivo de RO

Secretários municipais de Agricultura discutem melhorias para o setor produtivo de RO

O município de Ariquemes foi sede para reunião do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Agricultura de Rondônia (Consemagri). O encontro foi na sede da Faculdade Faema, onde estiveram presentes 17 titulares da pasta de agricultura no estado.

O encontro foi conduzido pelo presidente, que é o subsecretário Municipal Agricultura e Abastecimento de Porto Velho, Francisco Evaldo de Lima, e pelo Secretário Municipal de Agricultura de Ariquemes, Evandro Leite Franco.

Durante a reunião, os secretários dos municípios discutiram assuntos relacionados ao fortalecimento das ações na agricultura no estado, como: Fundo para Infraestrutura de Transportes e Habitação (FITHA), implantação do Programa de Aquisição de Alimentos nos Municipais (PAA), Programa Estadual de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Pró-leite), a necessidade de apoio às associações na questão de capacitação de operador para o uso dos maquinários (tratores e implementos agrícolas recebidos do Governo do estado através da bancada federal) e chamamento público.

O presidente do conselho, Francisco Evaldo, destacou que essas políticas públicas precisam chegar até os municípios. “Temos muita riqueza na produção da agricultura familiar, precisamos dar esse apoio ao pequeno produtor, e essa troca de experiências entre os secretários é muito importante, devemos estar alinhados para atender a todos os municípios”, destacou Evaldo durante a reunião.

“Esta reunião veio em boa hora, pois precisamos revitalizar a agricultura em todo estado, e só podemos melhorar nossas políticas públicas com a troca de informações entre os secretários”, disse o Secretário de Agricultura de Ariquemes Evandro Leite.

Na pauta, ainda teve temas de relevância para o melhoramento das ações, que foram a mais apoio da Assistência Técnica da Emater, a volta das unidades das Usinas de Nitrogênio e a importância da parceira do Sebrae com a agricultura.

Os secretários ainda fizeram uma visita técnica a Indústria Zaltana pescados, onde conheceram toda a estrutura e os métodos da produção de peixe que é absorvida na região de Ariquemes, conheceram também um modelo de agroindústria familiar do produtor José Duque de Oliveira e sua esposa Emili Carmilita de Oliveira, ambos trabalham com a produção de iogurte.

Ao final do encontro, ficou definido uma pauta de reunião com os seguintes órgãos: Governo de Rondônia, Seagri, Emater, Casa Civil, Senar, Idaron, Sedam e Assembleia Legislativa de Rondônia.

Fonte: Comdecom
Publicada em 12 de dezembro de 2018 às 09:50

 

Leia Também

Câncer de boca: Sinais que você não pode ignorar

A Dra. Danielli Haddad, especialista em saúde bucal, destaca os sintomas que você precisa prestar atenção para evitar um diagnóstico tardio

Investimentos na recuperação de rodovias pavimentadas potencializam desenvolvimento em Rondônia

Só em 2023, aproximadamente 92% da malha rodoviária de responsabilidade do DER-RO recebeu manutenção corretiva

Estudantes indígenas de 25 etnias do Estado participam da Mostra Cultural, nos dias 18 e 19 de abril

Em 2024, 98 estudantes de 25 etnias, matriculados em escolas da Rede Estadual de Ensino se inscreveram para se apresentar na Mostra Estudantil

Rondônia Cidadã: serviços de saúde, cadastro para programas sociais e outras ações são levadas para Buritis

O programa realizou mais de 80 mil atendimentos em diversas áreas, nos 48 municípios já percorridos

Envie seu Comentário