Morre o empresário José Dias de Macêdo, fundador do Grupo J. Macêdo

Morre o empresário José Dias de Macêdo, fundador do Grupo J. Macêdo

O empresário José Dias de Macêdo faleceu na manhã desta quinta-feira (6), às 4h30. Natural de Camocim, ele morreu em casa, aos 99 anos. O cearense fundou o Grupo J. Macêdo, que possui 79 anos de história.

A empresa começou como uma representação comercial em Fortaleza. O primeiro moinho, o Fortaleza, foi inaugurado após 13 anos de atuação, em 1952.

Macêdo deixa oito filhos. Amarílio, Roberto e Maria seguiram com os negócios do pai. O velório terá início às 12h, com Missa de Corpo Presente às 15h ,na igreja do Cristo Rei, na Aldeota. O sepultamento acontece às 16h, no Cemitério São João Batista.

Trajetória

O fundador do Grupo J.Macêdo nasceu na cidade de Camocim, no interior do Ceará. Durante 64 anos foi casado com Maria Proença de Macêdo (1922 – 2006). Formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará, em 1945. No dia 9 de setembro de 1939 fundou o Grupo J.Macêdo.

O gestor foi um ícone de uma geração empresarial no Ceará e no Nordeste, integrando a região às nascentes da industrialização do Brasil. Ele foi responsável por fundar o primeiro moinho de trigo, o primeiro frigorífico industrial e a primeira cervejaria do Estado. Além da fábrica de transformadores e pneus do Nordeste.

Foi Deputado Federal por três legislaturas (1959 a 1971) e Suplente de Senador da República, com dois mandatos (1971 a 1987), tendo assumido a cadeira de titular na última legislatura

O Grupo J. Macêdo atua nos mercados de alimentos e tintas. A J.Macêdo S/A lidera os segmentos de farinha de trigo doméstica e misturas para bolo, e é a segunda empresa nacional de massas alimentícias, com as marcas Dona Benta, Petybon, Sol, Boa Sorte e Brandini.

A Hidracor, fabricante de tintas imobiliárias, destaca-se por sua forte atuação nas regiões Norte e Nordeste do país.

 

Fonte: Mceara
Publicada em 06 de dezembro de 2018 às 09:56

 

Leia Também

Justiça começa julgamento do recurso dos ex-deputados da Operação Dominó

Investigações apontam desvio de mais de R$ 11 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira o maior prêmio deste ano

De acordo com a Caixa, o valor do prêmio, caso aplicado na poupança, renderia mais de R$ 334 mil mensais.

Morte de ji-paranaenses em trágico acidente no Mato Grosso gera dor e comoção

As vítimas estavam retornando de viagem a Ji-Paraná em um automóvel Fiat Palio.

Alunos voltam a ficar sem aulas porque ônibus enviados a União Bandeirantes são impedidos de circular

Situação está causando nova revolta na população, que espera uma solução imediata, com ameaça de voltar a fechar a BR

Envie seu Comentário