Município de Rolim de Moura desenvolve Programa Saúde na Escola

Município de Rolim de Moura desenvolve Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola-PSE visa contribuir para o fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades; ampliar as ações de saúde para estudantes da rede pública de educação básica e apoiar o processo formativo dos profissionais de saúde e educação de forma permanente e continuada.

Em Rolim de Moura o programa é coordenadora pela pedagoga e representante da secretaria municipal de saúde, Karenyne Morgana Vieira Braga Nóbrega, que destacou que desde o ano passado as atividades ocorrem nas escolas, através das Unidades Básicas de Saúde. Ela informou que dependendo das ações busca-se parcerias com as faculdades FSP e FAROL. “ Este mês estamos realizando a Ação Acuidade Visual e Combate à Dengue na Escola Municipal Balão Mágico”.  Na Escola Municipal Pequeno Príncipe, em Nova Estrela, foi realizada a antropometria, palestras sobre alimentação saudável e realizamos atividades físicas.

Embora as secretarias de Saúde e Educação tenham assinado o termo somente pactuando as escolas Pequeno Príncipe e Balão Mágico, o município de Rolim de Moura está atendendo todas as escolas públicas do município.

Além das atividades do programa Saúde na Escola, a coordenadora ainda desenvolve nas segundas e terças no Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, responsável pelas oficinas terapêuticas, e de quarta-feira a sexta-feira na secretaria de saúde. No entanto, atendo as questões do PSE em todos os dias da semana, dada a demanda das atividades e necessidades apresentadas. O município assinou o termo de compromisso no ano passado e está desenvolvendo as atividades para cumprir a meta junto ao Ministério da Educação e Ministério da Saúde.

A participação do município no PSE ocorre mediante adesão ao ciclo bienal, no qual serão desenvolvidas 12 ações essenciais e outras de interesse do município, pertinentes às questões locais que envolvam o público do Programa.

Fonte: Secom
Publicada em 19 de novembro de 2018 às 15:50

 

Leia Também

Harmonia entre Poderes marca posse de novos juízes substitutos em Rondônia

A cerimônia foi realizada na sede do Poder Judiciário, e contou com a presença de autoridades e familiares dos empossados

Hospital Regional de Guajará-Mirim vai fortalecer atenção especial à saúde indígena

Entre as novidades está uma área de apoio a pessoa acompanhante indígena

Novos procuradores do Estado tomam posse e fortalecem cenário jurídico de Rondônia

A cerimônia aconteceu na data em que se comemora o Dia do Procurador de Rondônia, comemorado em 23 de abril

Governo de RO reforça Segurança Pública com entregas de equipamentos e veículos em municípios

O objetivo é equipar as forças de segurança com os recursos necessários, para melhor atender a sociedade

Envie seu Comentário