Agricultoras participam de curso de defumados e embutidos

Agricultoras participam de curso de defumados e embutidos

Foi encerrado na quinta-feira (28), na Associação de Produtores Rurais Vida Nova da Linha 10, o curso de defumados e embutidos oferecido pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Ao todo 28 agricultoras receberam a capacitação que foi dividida em duas turmas.

De acordo com a prefeita Glaucione Rodrigues, que participou da cerimônia de encerramento, o programa de capacitações rurais visa oferecer aos moradores do campo técnicas e ferramentas para o melhor reaproveitamento das matérias primas da região, proporcionando com isso, mais qualidade aos produtos consumidos pelas famílias e a geração de renda, principalmente para os pequenos produtores.

“Iniciei este trabalho junto com o Senar, quando ainda era deputada estadual. Naquela época a prefeitura não quis firmar parceria, então fechamos com as associações rurais. Agora como prefeita dei sequência, pois acredito que esta ação exerce um papel de destaque na geração de renda nas comunidades rurais, tendo em vista que muitos proprietários de agroindústrias do município participaram por capacitações como esta e hoje estão vendendo até para fora do Brasil”, destaca.

A instrutora do curso Silêna Arnholz revela que as participanteS do curso estão preparadas para atuar profissionalmente em qualquer parte do país. “Este trabalho é de nível nacional e as participantes hoje estão preparadas para desenvolver qualquer atividade de defumados e embutidos. Agora é só colocar em prática o que aprenderam, pois elas têm o conhecimento e a matéria prima à disposição”, diz.

A produtora rural Maria do Carmo Lemes conta que a capacitação mudou sua visão sobre conservação e reaproveitamento dos alimentos. “Nossa, aprendi tanta coisa que nunca tinha imaginado que era possível fazer para melhor qualidade dos alimentos. Agradeço a todos que se empenharam para que esta capacitação fosse realizada, e espero que novas sejam oferecidas em breve”, expõe.

O curso foi desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Cacoal, Senar e os agricultores que forneceram as matérias primas utilizadas durante as capacitações. Participaram também da cerimônia de encerramento, o secretário municipal de Agricultura, Toninho da Emater, o vereador Valdecir Goleiro (PTB) e moradores da região.

Fonte: Assessoria
Publicada em 02 de outubro de 2018 às 13:16

 

Leia Também

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

Ao todo, 25 etnias representadas pelos estudantes indígenas de municípios se inscreveram para participar do evento

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

A intervenção cirúrgica teve duração de três horas e envolveu uma equipe multidisciplinar

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

Os candidatos devem estar atentos à publicação do Edital de Convocação, no Portal do Governo ou no Diof, nos próximos dias

Mísseis israelenses atingem o Irã, diz TV

Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã

Envie seu Comentário